Resumo
- Bill Gates divulgou o código-fonte do Altair Basic, que deu origem à Microsoft, em comemoração aos 50 anos da empresa.
- O software foi criado por Gates e Paul Allen para o Altair 8800, depois a MITS concordar saber sua proposta.
- O código original, com 157 páginas em Assembly para o Intel 8080, está em PDF, e uma versão mais recente foi publicada no GitHub.
No dia 4 de abril de 2025, a Microsoft completará 50 anos de existência. Porquê secção das celebrações do natalício, Bill Gates tomou uma decisão inusitada: divulgou um documento com o código-fonte que deu origem à companhia. Mas a Microsoft não é um software, logo, uma vez que assim?
O próprio Gates explica logo no início de sua publicação: “antes de subsistir o Office, o Windows 95, o Xbox ou a IA, havia o Altair Basic”.
Gates conta que, em 1975, viu a foto do computador Altair 8800 em uma envoltório da revista Popular Electronics. Logo, ele e seu companheiro Paul Allen, ambos estudantes de Harvard, entraram em contato com a MITS, empresa responsável pelo computador, e ofereceram uma versão da linguagem de programação Basic capaz de rodar com o chip do Altair 8800.

Mas a verdade é que não havia versão nenhuma. Depois que a MITS topou saber a proposta, Gates e Allen passaram dois meses trabalhando dia e noite para produzir a tal versão do Basic.
No término das contas, o código foi apresentado a Ed Roberts, presidente e fundador da MITS. O executivo gostou do que viu e concordou em licenciar o interpretador de Basic para o Altair 8800.

“O Altair Basic tornou-se o primeiro resultado da nossa novidade empresa, que decidimos invocar de Micro-Soft (mais tarde nós removemos o hífen)”, comenta Bill Gates, que completou:
É incrível pensar sobre uma vez que um único pedaço de código levou a Microsoft a meio século de inovação. Antes de subsistir o Office, o Windows 95, o Xbox ou a IA, havia o código-fonte original — e eu ainda me empolgo com isso, mesmo depois de tantos anos.
Bill Gates
Depois disso, a Microsoft foi, ano a ano, construindo a sua história até se tornar uma gigante do setor de tecnologia. Bill Gates conta a trajetória da empresa em três autobiografias. Uma delas, a que descreve em detalhes a história do Altair Basic, está no livro Source Code: My Beginnings (“Código-fonte: Porquê tudo começou”, no Brasil).
Gates compartilhou o código do Altair Basic
Além de contar o início da história da Microsoft, Bill Gates compartilhou o código-fonte do Altair Basic em um arquivo PDF. Isso porque o documento foi digitalizado a partir de um impresso produzido em 1975, ano em que o projeto foi lançado, dando origem à Microsoft (a imagem de rombo deste texto faz menção a esse documento).

Quem terebrar o documento irá se deparar com 157 páginas de um código escrito em linguagem Assembly e feito para o Intel 8080, o icônico processador que comandava o Altair 8800.
Quem quiser ter aproximação a um código-fonte “usável”, pode encontrar uma versão do “Micro-Soft Altair BASIC 3.2” no GitHub (repositório não solene).