Aplaudido de pé pela nata da sociedade paulistana e com a ilustríssima presença de Costanza Pascolato na primeira fileira, o desfile de Patrícia Viera realizado na tarde dessa sexta-feira 11, na Lar Higienópolis, durante o São Paulo Fashion Week, encantou por motivos que foram muito além do epiderme, sua maior assinatura. Um deles foi o exímio trabalho manual de construção das roupas, com cortes precisos e caimentos impecáveis, que integravam o material quebradiço a outros trabalhos de superfície tais porquê as aplicações de foil e cera que ganharam novas composições e texturas. Essa, aliás, era a perdão: as diversas formas de manusear o epiderme e transformar em peças de luxo, feitas com tempo e extremo domínio de técnicas de precisão artesanal.
“Esse desfile foi feito em dez dias. Consegui porque tenho fábrica e equipe. E essa coleção é inspirada na mansão, em Art Déco que eu adoro. Também tem muito anos 1950 porque a minha cliente é muito feminina e uma pegada de Las Vegas dos anos 30, Gatsby, Elvis Presley, roupas atemporais”, disse Patrícia a VEJA.
Realmente os vestidos agradaram em pleno. Logo posteriormente o desfile, já era verosímil ver várias clientes da estilista debruçadas sobre as araras, querendo provar um, dois ou todos os modelos, ajustados, com cintura marcada e tudo no lugar.
A referência a Art Déco ganha força nas linhas geométricas e elegantes em formas de losangos cortados a laser, provenientes do programa Zero Waste, no qual o tecido bicho é usado por completo. Outros pedacinhos de epiderme em meia-lua também são sobras de cortes, que viram aplicações gerando mosaicos. A cartela de cores passeia por marítimo, bordô e metalizados.
Destaque ainda para o feérico vestido de prometida em epiderme, que fechou o desfile, e as rendas Richelieu, da parceria com o artista cearense Jardel Moura. “Trabalho muito com artistas plásticos, trago para perto da voga porque temos que olhar para dentro porque temos tudo para fazer um trabalho maravilhoso”, completa a estilista.
Veja alguns looks de Patrícia Viera:


