Com fotos mostrando seu Labubu, Lisa, integrante do grupo de k-pop Blackpink e atriz em The White Lotus, gerou interesse em larga graduação pelo personagem, que começou a ser protagonista de vídeos de unboxing e customização no TikTok. Desde portanto, a Pop Mart (empresa chinesa conhecida por vender brinquedos colecionáveis de design) já desenvolveu 300 variações da boneca em diferentes cores, tamanhos e formatos, tudo para escoltar o libido dos colecionadores. Os bichinhos com inspiração no folclore nórdico, com orelhas pontudas, dentes afiados e sentença travessa foram criados em 2015 pelo ilustrador Kasing Lung, porquê ilustrações para historias infantis.
A grande viradela, no entanto, veio em 2019, quando a gigante dos brinquedos Pop Mart entrou em cena e transformou os personagens em miniaturas colecionáveis no formato blind box – no qual o protótipo só é revelado na hora da introdução. Em outubro de 2023, a marca decidiu lançar o primeiro drop dos chaveiros de pelúcia, intitulado “Exciting Macaron”: As vendas se esgotaram em poucos minutos, transformando os monstrinhos em um verdadeiro hype nas ruas de Hong Kong. De lá pra cá, o Labubu conquistou o coração de celebridades porquê Dua Lipa, Rihanna e até Marina Ruy Barbosa e se tornou o mais novo queridinho entre fashionistas. Só em 2024, a marca registrou um aumento de 204% nos lucros em verificação ao ano anterior, gerando um faturamneto de 2,3 bilhões de reais.
Pendurado em bolsas de grife, o bichinho pode custar muro de 5 milénio reais no Brasil, dependendo da edição. Ele faz segmento do chamado “kawaii economy” — o fenômeno global que mistura afeto, fofura e consumo. Não é só sobre nostalgia. Esses personagens infantiloides, cheios de cor, surgem porquê uma resposta emocional ao excesso de seriedade e neutralidade que tomou conta do mundo da tendência nos últimos anos.
