No day after do tarifaço de Donald Trump, as ações das big techs nos Estados Unidos vivem um dia que acentuado temor com o horizonte. As ações da Apple negociadas em Novidade York derretem 9%, enquanto a Meta – dona do Facebook – tomba 7%.
Às 11h17, pelo horário de Brasília, os papéis da obreiro do Iphone registravam perdas de 8,92%, enquanto a Meta recuava 6,93%. Além delas, outras gigantes da tecnologia são fortemente afetadas pelos anúncios do presidente americano.
Entre as principais quedas está a Amazon, do empresário Jeff Bezos, que recua 7,21%.
No mesmo horário, a Nvidia caía 5,02% e a Microsoft perdia 2,36%. A montadora do bilionário Elon Musk, Tesla, também enfrenta uma sessão difícil, com recuo de 5,14%. Fechando as “sete magníficas”, a Alphabet – controladora do Google – cedia 3,54%.
O tarifaço de Trump culpa grande temor no mercado financeiro, uma vez que alertas sobre um choque inflacionário tem sido disparados por economistas.
No caso do Iphone, por exemplo, se houver repasse integral do novo imposto, o celular aumentará de preço nos Estados Unidos para um patamar próximo do que é praticado no Brasil.
Uma maior inflação pode pressionar o Federalista Reserve (Fed, na {sigla} em inglês) em preconizar a taxa de juros. Neste cenário, um dispêndio mais basta da moeda impacta diretamente empresas de tecnologia, que dependem de investimentos bilionários e de longo prazo.