Relógios de pulso ganham nova geração de fãs e aqu…

Nos primeiros dois meses do ano, um setor específico do varejo brasílio registrou um salto no faturamento, com incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior. Não foi o de voga nem o de calçados nem o de informática. Trata-se do segmento de relógios. Não foi um pico solitário: de 2020 para […]

Relógios de pulso ganham nova geração de fãs e aqu...


Nos primeiros dois meses do ano, um setor específico do varejo brasílio registrou um salto no faturamento, com incremento de 42% em relação ao mesmo período do ano anterior. Não foi o de voga nem o de calçados nem o de informática. Trata-se do segmento de relógios. Não foi um pico solitário: de 2020 para 2024, o faturamento anual com esses produtos cresceu de 950 milhões para 1,4 bilhão de reais. As vendas têm aumentado de forma consistente, ano posteriormente ano, para a surpresa até mesmo de executivos do setor, porquê relata Renato Balbi, presidente da rede de joalherias carioca Monte Carlo Joias, com cinquenta lojas pelo Brasil. “Nenhuma empresa do setor previu esse aumento. Nós mesmos fomos pegos de surpresa”, afirma ele, que, ao longo de seus doze anos primeiro da empresa, ouviu mais de uma vez que os relógios tradicionais iriam vanescer diante das alternativas mais tecnológicas. “A morte dos relógios foi anunciada muitas vezes. E cá estamos, ampliando os espaços nas vitrines e expandindo a capacidade produtiva.”

Desde o tempo de Napoleão

O que explica esse fenômeno? Na avaliação de Joaquim Ribeiro, presidente da obreiro de relógios Technos, aconteceu uma mudança no foco dos consumidores. Se antes a motivação mais generalidade era a funcionalidade, agora o foco está no relógio porquê um objeto aspiracional. “Uma parcela do mercado consome nossos produtos para imaginar o visual. Outra usa os modelos porquê símbolo de status. E ganhou força, recentemente, o segmento dos colecionadores entusiastas, interessados nos mecanismos e nos materiais utilizados”, afirma Ribeiro. Só no último trimestre de 2024, a Technos experimentou um incremento de 24% na receita líquida.

Resistentes: o termo dos relógios já foi anunciado muitas vezes, mas eles seguem no mercado (./Divulgação)

Balbi lembra que a recente disparada no preço do ouro e da prata reduziu a procura por joias, o que levou as joalherias a aumentarem o esforço de divulgação dos relógios. “Muitas vezes, o relógio substitui a joia, mormente para o público masculino”, diz ele. Outro fator de atratividade, aponta, é a redescoberta dos relógios tradicionais por uma novidade geração de consumidores. “Vemos influencers analisando modelos, descobrindo a venustidade dos mecanismos internos, e isso atrai seus seguidores.”

O apelo da tradição é, de vestimenta, muito possante: acredita-se que o primeiro protótipo de relógio de pulso date de 1814, quando Abraham Louis Breguet atendeu a uma encomenda da princesa Carolina Murat, mana de Napoleão Bonaparte. O uso se popularizou ao longo do século XX graças ao impulso de diferentes personagens históricos — porquê o aviador Alberto Santos Dumont, que carregava com orgulho um relógio de pulso desenvolvido mormente para ele pelo joalheiro Louis Cartier.

Continua posteriormente a publicidade

arte bem viver

O incremento dos relógios não reduz o impacto do mercado de smartwatches, que continua a ocupar um espaço sólido entre um perfil específico de consumidores. De congraçamento com a consultoria de mercado Nielsen IQ GfK, no ano pretérito, a receita dessa categoria cresceu 9%, com aumento de 37% no volume de vendas em relação a 2023. São produtos focados na tecnologia e na conectividade, com um apelo suplementar ganhando corpo nos últimos anos: a possibilidade de utilizar os aparelhos para monitorar o bem-estar.

A marca coreana Samsung, por exemplo, vem apostando nos smartwatches porquê forma de acessar dados relevantes sobre a saúde, 24 horas por dia. “Nossos aparelhos são capazes de medir uma variedade de métricas de saúde, incluindo frequência cardíaca, níveis de oxigênio no sangue, qualidade do sono e até mesmo o VO2 max, o volume de oxigênio supremo, um indicador fundamental do condicionamento físico”, afirma Rodrigo Rossi, gerente-sênior do Meio de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung no Brasil.

Continua posteriormente a publicidade

Uma coisa é certa: seja na versão do dedo, seja na tradicional, os relógios continuam resistindo ao tempo e às previsões de que sua hora passou.

Publicado em VEJA, abril de 2025, edição VEJA Negócios nº 13



Source link

Leia mais